Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Novo Decreto Determina Medidas Restritivas Para Funcionamento De Comercios Em Dom Aquino

>> Novo decreto determina medidas restritivas para funcionamento de comércios em Dom Aquino

Com o aumento de casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus – Covid-19 - no município, a Prefeitura de Dom Aquino publicou o novo decreto nº 051/2020 com medidas restritivas, que passa a valer a partir desta sexta-feira (19/06) e seguirá até o dia 5 de julho.

Segundo o prefeito Valdécio Luiz da Costa (Zão), as medidas do novo decreto foram decidas em conjunto entre Executivo, Ministério Público, comerciantes, profissionais de Saúde, Polícia Militar, lideres religiosos e a sociedade civil organizada.

“Essas medidas excepcionais têm como objetivo proteger nossa população, principalmente por ter uma grande porcentagem de idosos e pessoas eu se enquadram no grupo de risco, reduzindo a circulação nas ruas, espaços públicos e comércios, desta forma evitar a disseminação do vírus, levando em consideração o aumento expressivo de casos no Brasil, e em especial o aumento de casos suspeitos em Dom Aquino. Além de tudo, estamos entre duas cidades com explosão de casos”, ressaltou o prefeito.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos de Covid-19 já são 18, sendo três deles confirmados hoje (18). Pacientes já recuperados são 12 e 41 pessoas se encontram em isolamento domiciliar. Uma paciente encontra-se internada em leito clínico e infelizmente tem um óbito registrado.

Está suspenso

O funcionamento de parques públicos, balneários, praças, casas de shows, festas, clubes e similares, hotéis, motéis, academias, estúdio de pilates, ginásios esportivos, campos de futebol, missas, cultos e celebrações religiosas, estabelecimentos dedicados à realização de festas e eventos privados, e qualquer evento público que impliquem a aglomeração de pessoas tais como aniversários, casamentos, batizados, feiras de artesanatos e festas juninas.

Está permitido com retirada no local ou delivery

Atacadista e mercados, padarias, restaurantes, cafés e congêneres localizados em áreas urbanas, lojas de conveniência, bares e distribuidoras de bebidas, açougues, distribuidoras de gás e bebidas. Estabelecimentos que comercializam peças automotivas, materiais elétricos e de construção preferencialmente atendendo na modalidade delivery.

Serviços Essenciais sem restrições

Hospitais e clínicas a serviços de assistência à saúde humana e de animais; Farmácias e Drogarias, comércio de alimentos e medicamentos destinados a animais, atividades de Segurança Pública e Privada, incluindo a vigilância, a guarda e a custódia de presos, postos de combustíveis e derivados, prestadores de serviços manutenção de rede elétrica, abastecimento de água, manutenção de ar condicionado, internet e iluminação pública, oficinas mecânicas, borracharia, indústria, serviço de manutenção e taxi.

Já para o serviço funerário, os velórios serão limitados a 10 (dez) pessoas, em horário diurno e redução do tempo de exposição.

Banco e Lotérica

Agências Bancárias e Lotéricas, privilegiando o atendimento por caixas eletrônicos com acesso de no máximo 4 (quatro) pessoas por vez na parte interna, devendo os caixas eletrônicos funcionarem das 8 às 20 horas, priorizando a higiene; utilizando os protocolos de segurança visando evitar aglomerações de pessoas na área interna e externa do estabelecimento.

Cartório

Cartórios extrajudiciais que deverão manter as portas fechadas, com atendimento somente para atos notariais/registrais imprescindíveis, os quais requerem lavratura imediata (óbito, nascimento e outras situações correlatas), de acordo com as normas Estaduais e reguladas pelo TJ/MT devendo dispor ao público canal de atendimento.

Disk Saúde

Para agendamento: