Você está em: Inicio / Imprensa / Notícias / Representantes De Dom Aquino Disputam Prova Dos Tres Tambores Na 18 Expoverde Neste Final De Semana

Geral


Representantes de Dom Aquino disputam prova dos três tambores na 18ª Expoverde neste final de semana

Créditos: DIAADIADOVALE


As cavaleiras Raquel Fernandes e Ramony Montoia vão disputar a prova dos três tambores com outras quatro competidoras, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), paralela ao rodeio profissional durante a 18ª edição da festa agropecuária Expoverde, no Parque de Exposição, em Campo verde.

Se depender das competidoras, a prova promete levar para dentro da arena um show de agilidade, destreza, charme e elegância, onde também estarão na disputa as cavaleiras Isabela Pellarigo (Campo Verde), Ana Cláudia (Jaciara), Mayara Ortiz (Campo Verde) e Tifany Pavlac (Campo Verde).

A dom-aquinense Raquel e a paulistana Ramony estão na reta final para a competição, preparada pelo treinador Pablo Lausch, na pista bem estruturada do Rancho Cofre de Ouro, de propriedade do pecuarista Valdécio Fernandes, localizado na rodovia estadual MT 344 entre Dom Aquino e Jaciara.

Em média, elas treinam três horas diárias, sendo uma hora em cada animal, as quais antes de mostrar a habilidade atlética do cavalo, aquecem o animal com alongamento, passadas, galope lento até chegar a performance máxima alcançada.

Acadêmica de medicina veterinária, Raquel Fernandes é a pioneira da modalidade dos três tambores em Dom Aquino. Ela começou a praticar o esporte rural com 13 anos de idade através de vídeos disponíveis na internet e daí em diante nunca mais parou.

“Já são 10 anos praticando este esporte que considero a principal atividade da minha vida, não consigo ficar sem, me traz felicidade e satisfação pessoal. A prova dos três tambores é uma modalidade familiar”, ressaltou a cavaleira.

Já Ramony, que é treinadora e competidora, pratica os três tambores há 14 anos, ela começou com apenas seis anos de idade. Natural de Presidente Prudente (SP), ela cresceu no meio dos cavalos.

“Meu pai é treinador e competidor também, quando peguei idade e já conseguia tocar, meu pai começou a investir nesse sonho. Lembro na época, na região de Presidente Prudente eu era a mais nova das competidoras. Todos achavam bonito e assim ganhei varias oportunidades e faço até hoje”, recordou Ramony.

A Modalidade

A prova combina a habilidade atlética do cavalo e da amazona para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível. A derrubada de cada tambor penaliza a competidora. 

O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o término da apresentação, se o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, embocadura ou machucado na boca, a competidora é desclassificada.

18ª Expoverde

 “Campo Verde no palco do desenvolvimento”. Esse é o slogan que representa a 18ª edição da Expoverde, que será realizada entre 12 e 15 de julho deste ano, com grandes atrações musicais, rodeio, muito entretenimento e fomento às diversas atividades agropecuárias que o município desenvolve.

Além dos shows musicais de peso, a programação conta com rodeio, prova morfológica de Cavalos Crioulos, tradicional Torneio Leiteiro, prova dos 3 tambores, exposição de animais e máquinas e diversos estandes com apresentação de produtos e serviços ligados à agricultura, pecuária e outras. 

A realização é do Sindicato Rural de Campo Verde, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Senar-MT, Famato e parceiros.

 


Publicado em 12/07/2017

Fonte: Dia a Dia do Vale


Últimas Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2025 © Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000