Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Fonte Luminosa E Restaurada E Esta Mais Esplendorosa Do Que Nunca Com Sua Caracteristica Original

>> Fonte Luminosa é restaurada e está mais esplendorosa do que nunca com sua característica original

Para alguns um simples jato de água que muda de cores, para muitos é a fonte de inspiração de vários dom-aquinenses. E foi pensando no resgate de muitas histórias protagonizadas ao seu entorno, que a Prefeitura Municipal e a agência Sicredi de Dom Aquino entregou para a população a restauração da Fonte Luminosa “ Professora Rosalina  Almeida da Silva Santos” –  considerada também o coração do município de Dom Aquino.

Bem antes de ser declarada Capital Mato-grossense da Água Mineral com a descoberta da maior reserva de água mineral do mundo, a pacata cidade de Dom Aquino, no dia 12 de junho de 1985, sob o comando do ex-prefeito Juarez Santos, premeditou o futuro inaugurando a Fonte Luminosa, que leva o nome da saudosa e ex-primeira dama Rosa Santos.

O prefeito Valdécio da Costa (Zão) destacou que a fonte é um monumento importante para Dom Aquino e traz nostalgia e boas lembranças a muitos que se mudaram e retornam ao município para visitar amigos e familiares.

“Vamos encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal para proteger esse patrimônio, mantê-lo sempre em funcionamento e que não possa mudar o projeto original, inaugurada há 34 anos. As pedras originais agora estão aparentes, de modo que o alicerce da fonte fique coerente com o elemento água e com as características turísticas do município: pedra, cachoeira, fonte mineral nascida da pedra”, ressalta Zão.

Segundo o gerente do Sicredi Dom Aquino, Fernando da Silva Ferreira, a parceria com a prefeitura, faz parte do Projeto Dia de Cooperar, que realizam várias ações durante todo o ano para beneficiar a comunidade.

“A princípio seria construído um poço artesiano no Assentamento São Bento, mas foi deixado para o próximo ano diante das burocracias. E olhando para a praça, com todas as dificuldades que Dom Aquino enfrentou com a reforma do espaço, reunimos esforços para revitalizar a fonte.

“O serviço de revitalização realizado na Fonte contemplou a troca da bomba, troca de tubulação e a parte estética. Foi um trabalho bem minucioso, porque havia infiltrações e muitas camadas de tintas sobre as pedras originais”, concluiu Fernando.

Publicado em 25/01/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMDA