Um mutirão educativo de conscientização com medidas de controle e limpeza das residências, quintais, terrenos baldios e comércios, com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti – causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A ação iniciou-se pelo bairro Ferreira Mendes, nesta terça-feira (02/04), onde recolheram dois caminhões de lixo doméstico evitando possíveis criadouros.
A equipe de saúde iniciou a visita aos domicílios, casa a casa, realizando orientações educativas sobre as doenças e aplicando questionários sobre sinais e sintomas e possíveis casos suspeitos e confirmados dos agravos, orientando também a importância de evitar o acúmulo de lixos domésticos ou de prováveis criadores do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com informações levantadas pela Saúde, o município está em situação emergencial devido ao alto índice de infestação predial de 1,8 considerado alto risco. De janeiro a abril foram notificados 160 casos de doenças causadas pelo mosquito, em Dom Aquino.
O mutirão é uma ação da Prefeitura de Dom Aquino por meio da equipe da Secretaria de Obras e de Saúde com a participação das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e equipe de Saúde da Família do PSF 1.
A ação será contínua e pontual e será realizada em bairros onde o índice de infestação está elevado. Os moradores de cada localidade serão comunicados previamente sobre o cronograma de recolhimento pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Fonte: Assessoria de Imprensa PMDA