Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Imovel Fechado E Recusa De Moradores Prejudicam O Combate Ao Mosquito Da Dengue Zika E Chikungunya

>> Imóvel fechado e recusa de moradores prejudicam o combate ao mosquito da dengue, Zika e Chikungunya

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou de uma reunião da Sala de Situação da Dengue em Dom Aquino. O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (31), teve como principal objetivo elaborar estratégias e reforçar as ações de combater o foco antes do mosquito Aedes aegipty nascer.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental, Marlei Delmondes, uma das principais dificuldades que os agentes de combate estão tendo durante as suas jornadas de trabalho é a ausência de moradores nos imóveis e também tem aqueles que estão em suas casas mas não recebem os profissionais para que eles faças as vistorias nos quintais.

“Dificultar o trabalho dos agentes colabora para aumentar o índice de criadouros do mosquito, uma vez que não vistoriados pela vigilância ambiental. E na oportunidade queremos pedir para que todos os moradores da nossa cidade mantenham os seus quintais, limpo e livre do de qualquer recipiente que acumula água”, ressaltou.

Em Dom Aquino, neste ano foram notificados 38 casos, sendo 17 deles positivos para dengue. Já a nível estadual, foram registradas duas mortes e hospitais e UTI´s estão lotados com pacientes infectados pelo Aedes aegipty.

No Plano Municipal de Contingência para Arboviroses, traçado pela Sala de Situação, estão previstas ações como: Intensificar visitas domiciliares, vistorias de imóveis fechados, tratamento e eliminação de focos.

E dando continuidade ao trabalho de orientação e prevenção, os Agentes Comunitários de Saúde, equipe multi e demais profissionais da Saúde, participarão de ações nas escolas do município com orientações através de palestras educativas e teatro para menores, trabalhos lúdicos.

Já  para toda a população serão realizada a distribuição de panfletos com orientações e cuidados para combater a dengue, com a participação dos vilões da campanha “Os Mosquitos” e carro de som para chamar a atenção da população sobre a importância do combate ao mosquito.

Publicado em 03/04/2023