Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Casos Positivos De Covid 19 Crescem Mais De 200 Em Dom Aquino

>> Casos positivos de Covid-19 crescem mais de 200% em Dom Aquino

A Secretaria Municipal de faz um alerta a população sobre o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Dom Aquino, que aumentou 223,65% o número de casos. Nesta terça-feira (13/04), segundo o boletim, são 38 casos ativos, três internações em enfermaria e uma na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI).

De acordo com informações contidas através de um estudo da equipe da Vigilância Epidemiológica, (VIGEP/SMS-DA), no ano de 2020 desde a primeira notificação, que ocorreu no dia 23 de abril, até 31 de dezembro do mesmo ano, foram notificados 236 casos, com média de 0,93 de casos positivos (Contaminados) por dia, no município.

Já neste ano, 2021, em apenas um pouco mais de três meses, foram notificados 211 casos, com um aumento de 223,65%, com a média de 2,08 de casos positivos (Contaminados) por dia - cálculos feitos antes da última atualização do boletim.

Em relação ao número de óbitos, nos oito meses de pandemia do ano passado foram registradas nove mortes por Covid-19. Já neste ano, somente nesses três meses e treze dias já foram registrados seis óbitos, que representa na base de cálculos um aumento de 166,38%, relacionada a casos positivos notificados em residentes do Município.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Aquino demonstra que a propagação do novo Coronavírus está elevada com a necessidade da colaboração de todos, adotando as medidas recomendadas de biossegurança de forma mais rigorosa, uma vez que o Sistema Único de Saúde, (SUS) encontra-se em colapso em Mato Grosso, e todo o país devido à falta de conscientização da maioria das pessoas que não estão seguindo os critérios sanitários para o controle da contaminação e propagação da doença.

Recomendações

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Evitar contato próximo com pessoas doentes;

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Publicado em 13/04/2021