Fale conosco

(66) 3451-1127


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dom Aquino Recebera O Projeto AUTISMO NA ESCOLA Nessa Sexta 2009

>> Dom Aquino receberá o Projeto AUTISMO NA ESCOLA nessa sexta (20/09)


Créditos: Divulgação/reprodução

A Secretária de Municipal de Saúde juntamente com o NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) e Secretária Municipal de Educação vem com esta parceira realizar e promover uma campanha, SETEMBRO VERDE – INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA – para tanto será realizado em todas as escolas um momento de aprendizado sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) com a DR Erica Rezende, fundadora do Projeto Autismo na Escola. Será realizado no dia 20 de setembro de 2019 sexta feira.

Erica Rezende Barbieri é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Idealizadora do Projeto Autismo na Escola, sócia fundadora da ARPTA (Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista), voluntaria do conselho da Pessoa com Deficiência em Rondonópolis MT.

O Projeto Autismo na Escola nasceu de um profundo desejo de promover a inclusão dos alunos com TEA de forma acessível a toda comunidade escolar.

Seu objetivo é estimular no indivíduo à percepção do outro através da amizade e do companheirismo, ao mesmo tempo, levar informações importantes sobre o espectro autista para que a inclusão ocorra de maneira consciente e justa para todos.

Idealizadora do Projeto Autismo na Escola, Érica Rezende Barbieri além de profissional na área de psicologia e psicopedagogia, também é mãe de autistas, o que acabou por ser um diferencial na sua larga experiência clínica, pois a convivência diária com o autismo é, de fato, enriquecedora.

O Projeto Autismo na Escola iniciou em 2017, e já percorreu todas as escolas públicas e privadas do Município de Rondonópolis/MT, onde existem alunos com TEA matriculados. No entanto, de forma extremamente gratificante, ele também alcançou as mídias, grandes empresas, o comércio em geral, hospitais e ambientes relacionados, a Câmara dos Deputados, e muitas outras cidades dentro e fora do estado…

Para realização desta campanha foi feito um cronograma de atividades envolvendo todas escolas do município.

No período Matutino

das 7h às 8h Escola Dom Aquino

das 8h às 9h Escola São Lourenço e Escola Emanuel Pinheiro

das 9h às 10h Escola Renato

das 10h às 12h Todos os profissionais da Educação para treinamento especifico.

das 13h às 14h Escola Juliana

das 14h às 15h Escola Vinicius

das 15 às 16h Escola São Lourenço e Betel

 

Temos uma oportunidade única de trazer a DR Erica Rezende que é mãe de dois filhos autista sendo um deles o primeiro medico autista do Brasil o DR Enã.

Com esta Ação as Secretárias de Saúde, Educação e NASF, pretende trazer informação as crianças e jovens estudantes sobre o TEA e assim quebrar barreiras imposta pelo preconceito. E juntamente nesta ação treinar e aperfeiçoar os profissionais da educação, saúde e social para ter um olhar mais amplo e treinado para identificar o TEA e também acolher e promover a inclusão dos mesmos, aprimorando seus conhecimentos tendo um olhar menos estereotipadas para com todos portadores do Transtorno do Espectro Autista.

 

LInks Informativos:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.facebook.com/projetoautismonaescola/%3Flocale2%3Dpt_BR&ved=2ahUKEwj_pLvZlcvkAhXSH7kGHb30BUcQFjAAegQIBRAB&usg=AOvVaw2dW6Pk9Sf1NCb8AQa7cW6Z

https://youtu.be/QtLpJXyJUpI

https://youtu.be/55dR5V71ikI

http://projetoautismonaescola.com.br/

Publicado em 17/09/2019

Fonte: NASF Dom Aquino MT


+ Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000