Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Mobilizacao Do Agosto Dourado Encerra Com Encontro Do Projeto Mamae Bebe

>> Mobilização do "Agosto Dourado" encerra com encontro do Projeto Mamãe Bebê

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Aquino-MT, Coordenação da Atenção Básica e NASF, realizaram uma ação do Agosto Dourado com o encerramento do Projeto Mamãe & bebê, neste dia 29 de agosto uma palestra sobre o a importância do aleitamento materno, pois a amamentação é à base da vida e a introdução da alimentação complementar saudável.

No encontro, as enfermeiras Elaine de Souza e Marcela Teodoro realizaram orientações sobre a necessidade de amamentar e os benefícios que a amamentação trás para mãe e filho, sendo que o aleitamento materno está intimamente relacionado com a saúde e bem-estar das crianças, em especial nos primeiros anos de vida.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Neusa Souza, todos os bebês que recebem leite materno desde o nascimento têm menor risco de ter doenças como diarréia, cólicas e infecções respiratórias, problemas graves e que podem levar os bebês à morte.

“Com o aleitamento materno, o bebês têm melhor desenvolvimento físico e cognitivo. Atualmente, a recomendação é de que as crianças sejam amamentadas até os dois anos. Até os seis meses de idade, os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno”, ressaltou a coordenadora.

Após a explanação das enfermeiras, teve o momento de descontração com a dinâmica “Fala Sério e Com Certeza”, onde as profissionais lançavam perguntas e as participantes levantavam plaquinhas com os dizeres, referindo-se a mitos ou verdades sobre amamentação.

A nutricionista do Nasf, Gláucia Macedo, ministrou a palestra sobre a introdução da alimentação complementar saudável com demonstração na prática, para as mães, de como preparar e oferecer os alimentos para seus filhos.

Nas mobilizações do Agosto Dourado, inclui ações como campanhas na mídia, reuniões, divulgação em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada. A idéia é mostrar a importância do leite materno para a saúde do bebê e incentivar as mães a amamentarem durante mais tempo.

O  Dia D do Agosto Dourado foi uma tarde repleta de coisas boas e muitas informações, sorteios de prêmios, entrega de kits, roupas e sapatinhos novos e usados, repelente e finalizou com um lanche saudável.

A secretaria de Saúde agradece a todos que se dedicaram a essa edição do Projeto Mamãe Bebê, os profissionais que se dedicaram para que acontecessem os noves encontros, a comunidade que doou os kits, roupas e sapatinhos novos e usados e ao comércio local pela a doação dos prêmios para o sorteio.

Publicado em 30/08/2018