Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dom Aquino Implanta Programa Desenvolvido Pela Oxfort Para Fortalecimento Familiar

>> Dom Aquino implanta programa desenvolvido pela Oxfort para fortalecimento familiar

A Prefeitura de Dom Aquino por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, traz para o município o Programa Famílias Fortes.  O programa consiste em sete encontros semanais, viabilizados por facilitadores, para famílias com filhos com idade entre 10 e 14 anos, visando promover o bem-estar e fortalecer os processos de proteção e resiliência familiar.

A primeira-dama Gláucia Macedo explica que o programa é gratuito e disponibiliza material de apoio para os participantes e lanche a cada encontro. E que, para conhecer o “Famílias Fortes”, assim como se inscrever, basta comparecer na sede da Prefeitura, na Secretaria de Assistência Social, das 7 às 11h30, de segunda a sexta-feira.

“Estamos muitos confiantes que esse programa possa ser uma maneira de transformar o convívio no núcleo familiar. É um programa bem reconhecido no mundo, até porque foi desenvolvido e testado pela Universidade de Oxford (Inglaterra), uma das melhores universidades do mundo, e está adaptado para diversas realidades.Ele acontecerá uma vez por semana, com duração de duas horas, durante sete semanas, para a conclusão do ciclo. Então não vai tomar muito tempo da família e mesmo se tomar será por uma ótima causa, não é?".

O Famílias Fortes visa o fortalecimento de vínculo familiar, aproximação emocional, diminuição de ansiedade, tensão, conflitos, ou seja, auxilia a família para manter um bom relacionamento com os filhos, especialmente na adolescência, período  que requer dedicação e cuidados.

“O método é simples e eficiente e pode melhorar muito estas relações, diminuindo brigas e facilitando uma comunicação assertiva, com a prevenção de comportamentos como: evasão escolar, comportamentos arredios, distanciamento, etc. Vários países relatam diminuição significativa até do experimento e abuso de drogas e também de envolvimento com crimes”, conclui a primeira-dama.

Publicado em 10/05/2022