Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Concede Premios Aos Melhores Leitores Do Projeto Viagens

>> Prefeitura concede prêmios aos melhores leitores do Projeto Viagens

Créditos: Diretoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Dom Aquino nessa quarta(11) premiou os melhores e mais responsaveis leitores do Projeto Viagens.

Os felizardos foram duas crianças da Escola São Lourenço, Emily Cristina Izidro de Jesus,12 anos, 7ºano "C" e Samuel Cauê Moraes de Souza, 9 anos, 2º ano "B" ,que foram escolhidas pelo seu comprometimento com a leitura e com o Projeto Viagens.

O Projeto Viagens (Geladeirotecas, Micro-biblioteca e Caixas Literárias) foi criado em Dom Aquino-MT com o objetivo maior de estimular a leitura e através dela revelar o mundo para jovens de qualquer idade, pois é mais do que sabido a variedade de possibilidades e caminhos que a leitura proporciona. Daí o nome Viagens. Viajar por toda a Terra e mais além.

Digamos que muitos podem achar tal objetivo ganancioso. Sinceramente não importa. Se ao menos uma pessoa buscou o projeto saberemos que ela desfrutou da leitura, “viajou” e ao devolver o livro ela tornou possível para outra pessoa viajar também.

Eis que finda o ano e em nossa análise verificamos muitas pessoas emprestaram livros e não os devolveram. Tudo bem, já que desejamos mais e mais leitores e os livros são “livres” e, embora isso impeça as viagens de outras pessoas, pelo menos alguém leu.

Mas, analisamos mais detalhadamente e percebemos que as pessoas mais assíduas na leitura e na devolução dos livros foram CRIANÇAS! E como diria minha avó, “BENZA DEUS”, pois tais já estão crescendo com uma boa dose de sonhos e de empatia para com o próximo, tão necessária em nossa era.

Sendo assim, nada mais justo do que homenagear as Crianças Leitoras com um pedacinho da obra de uma Criança Escritora, Clarice Pacheco, que morreu muito precocemente aos 13 anos. E adivinhem do que ela fala em seu poema?

“Viajar pela leitura”

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco

Publicado em 11/12/2019

Fonte: Secretaria de Assistência Social / Diretoria de Comunicação

Clique na Imagem para Ampliar!