Você está em: Início / Imprensa / Notícias / RedeCoop Apresentara Logistica De Comercializacao Dos Produtos Da Agricultura Familiar Em Dom Aquino

>> RedeCoop apresentará logística de comercialização dos produtos da agricultura familiar em Dom Aquino

Créditos: Marcelo Soares / João Melo / Empaer

A RedeCoop com o apoio da Prefeitura de Dom Aquino e Secretaria Municipal de Agricultura  irá reunir pequenos produtores rurais para apresentar  uma nova logística de comercialização que promete facilitar a vida do agricultor familiar. O encontro será no dia 27, às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal, em Dom Aquino.

Segundo o secretário de Agricultura, Lázaro Moreira, o objetivo da convocação é reunir representantes do setor e apoiar o fortalecimento de arranjos produtivos locais, além de esclarecer a importância de toda a logística e incentivar o plantio com a garantia de comercialização através da RedeCoop.

“Estamos bastante confiante que será um grande avanço aos produtores que muitas vezes não plantam com medo da falta de comércio pra vender seus produtos. Inicialmente, a RedeCop em Dom Aquino estará a procura por produções de banana e do maracujá", informou o secretário de Agricultura.

Participarão também do encontro, membros da secretaria de Agricultura, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), da Central Sicredi Centro Norte e da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Cerrado.

Na ocasião, a RedeCoop apresentará aos agricultores como funciona o processo de comercialização dos produtos, enquanto o Sicredi deve tratar da oferta de crédito rural. Já os representantes da Empaer e das secretarias abordarão questões ligadas à organização produtiva e à assistência técnica.

Vale ressaltar que todo o trabalho de comercialização acontece assim mesmo, de forma integrada. Por exemplo, as secretarias de Agricultura vêm atuando no desenvolvimento das vocações produtivas dos municípios. Em Juscimeira, os agricultores estão investindo em milho; em Jaciara, no cultivo de maracujá e de abacaxi; em Dom Aquino, no maracujá e na banana; e, em São Pedro da Cipa, nas verduras de caixaria – aquelas comumente vendidas em caixa, como pimentão e tomate.

Assim, durante as reuniões, os agricultores têm a oportunidades de saber mais sobre esse e outros serviços da logística de comercialização da RedeCoop. Junto às instituições parceiras, a Rede também vai oferecer o transporte dos produtos, através dos caminhões e das rotas de coleta e distribuição, e disponibilizar um aplicativo que aproxima produtores de compradores.

A RedeCoop é uma rede de apoio à agricultura familiar que busca fortalecer cooperativas, associações e empreendimentos individuais voltados à produção e agroindustrialização de pequeno porte no estado de Mato Grosso.

Publicado em 20/02/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMDA Com RedeCoop