Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Representantes De Dom Aquino Disputam Prova Dos Tres Tambores Na 18 Expoverde Neste Final De Semana

>> Representantes de Dom Aquino disputam prova dos três tambores na 18ª Expoverde neste final de semana

Créditos: DIAADIADOVALE

As cavaleiras Raquel Fernandes e Ramony Montoia vão disputar a prova dos três tambores com outras quatro competidoras, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), paralela ao rodeio profissional durante a 18ª edição da festa agropecuária Expoverde, no Parque de Exposição, em Campo verde.

Se depender das competidoras, a prova promete levar para dentro da arena um show de agilidade, destreza, charme e elegância, onde também estarão na disputa as cavaleiras Isabela Pellarigo (Campo Verde), Ana Cláudia (Jaciara), Mayara Ortiz (Campo Verde) e Tifany Pavlac (Campo Verde).

A dom-aquinense Raquel e a paulistana Ramony estão na reta final para a competição, preparada pelo treinador Pablo Lausch, na pista bem estruturada do Rancho Cofre de Ouro, de propriedade do pecuarista Valdécio Fernandes, localizado na rodovia estadual MT 344 entre Dom Aquino e Jaciara.

Em média, elas treinam três horas diárias, sendo uma hora em cada animal, as quais antes de mostrar a habilidade atlética do cavalo, aquecem o animal com alongamento, passadas, galope lento até chegar a performance máxima alcançada.

Acadêmica de medicina veterinária, Raquel Fernandes é a pioneira da modalidade dos três tambores em Dom Aquino. Ela começou a praticar o esporte rural com 13 anos de idade através de vídeos disponíveis na internet e daí em diante nunca mais parou.

“Já são 10 anos praticando este esporte que considero a principal atividade da minha vida, não consigo ficar sem, me traz felicidade e satisfação pessoal. A prova dos três tambores é uma modalidade familiar”, ressaltou a cavaleira.

Já Ramony, que é treinadora e competidora, pratica os três tambores há 14 anos, ela começou com apenas seis anos de idade. Natural de Presidente Prudente (SP), ela cresceu no meio dos cavalos.

“Meu pai é treinador e competidor também, quando peguei idade e já conseguia tocar, meu pai começou a investir nesse sonho. Lembro na época, na região de Presidente Prudente eu era a mais nova das competidoras. Todos achavam bonito e assim ganhei varias oportunidades e faço até hoje”, recordou Ramony.

A Modalidade

A prova combina a habilidade atlética do cavalo e da amazona para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível. A derrubada de cada tambor penaliza a competidora.

O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o término da apresentação, se o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, embocadura ou machucado na boca, a competidora é desclassificada.

18ª Expoverde

“Campo Verde no palco do desenvolvimento”. Esse é o slogan que representa a 18ª edição da Expoverde, que será realizada entre 12 e 15 de julho deste ano, com grandes atrações musicais, rodeio, muito entretenimento e fomento às diversas atividades agropecuárias que o município desenvolve.

Além dos shows musicais de peso, a programação conta com rodeio, prova morfológica de Cavalos Crioulos, tradicional Torneio Leiteiro, prova dos 3 tambores, exposição de animais e máquinas e diversos estandes com apresentação de produtos e serviços ligados à agricultura, pecuária e outras.

A realização é do Sindicato Rural de Campo Verde, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Senar-MT, Famato e parceiros.

Publicado em 12/07/2017

Fonte: Dia a Dia do Vale