Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dom Aquino Realizou Mobilizacao Contra O Aedes Aegypti

>> Dom Aquino realizou mobilização contra o Aedes Aegypti

Neste sábado (03) aconteceu o Dia “D” de Combate ao Aedes Aegypti no município de Dom Aquino, onde 16 equipes de trabalho realizaram um mutirão de fiscalização de residências, comércios e lotes para detectar possíveis criadouros e focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

A ação faz parte das atividades do Dia Municipal de Combate ao Mosquito, que contou com a participação dos colaborados da água Puríssima e Prefeitura de Dom Aquino por meio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da mobilização foi despertar a necessidade em cada um de fazer a sua parte. Pois a responsabilidade de combater a esse mosquito é de todos os cidadãos. Foram feitas orientações e solicitações para que todos limpem seus quintais para a cidade exterminar de vez esse perigo que pode afetar qualquer pessoa.

Na campanha, a Prefeitura Municipal de Dom Aquino não estará fazendo recolhimento de lixos pesados e entulhos.  Só a coleta normal do lixo doméstico (de rotina) será realizada, então todo o lixo doméstico com potencial para acúmulo de água deverá ser devidamente acondicionados nas suas lixeiras que posteriormente serão coletados.

Disque 66-3451-1200 para denúncias e reclamações caso encontrem algum imóvel com focos e/ou possíveis criadouros, de modo que a Vigilância Sanitária e Ambiental Municipal possa notificar os proprietários.

Caso apresente sintomas de umas das doenças transmitidas pelo Aedes como febre, fortes dores de cabeça, dores pelo corpo, vermelhidão na pele, o cidadão deverá procurar seu PSF para ser tratados, orientados e notificados.

A participação de todos é fundamental para que os resultados desta força-tarefa seja positivo, pois todo cidadão precisa ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Publicado em 04/12/2016