Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Com 54 Da Meta Alcancada Dom Aquino Realizara Dia D Municipal Contra Gripe Neste Sabado 19

>> Com 54% da meta alcançada, Dom Aquino realizará Dia D Municipal contra gripe neste sábado (19)

A Secretaria Municipal de Saúde de Dom Aquino realizará a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 1º de junho com o Dia ‘D’ Municipal no próximo sábado (19/05), das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, em todas as unidades de Saúde.

Segundo informações da secretaria, a meta é vacinar 1.899 pessoas, sendo que do total 1.043 cidadãos do grupo prioritário já foram imunizados, com o alcance de mais de 54%. Os idosos representam o maior público alvo, das 1.113 doses destinadas a eles, 602 já compareceram em uma das unidades de saúde. Outras 786 vacinas (gripe) deverão ser feitas em crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas e professores.

As pessoas que devem procurar um posto de vacinação são: Idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menor de 05 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores que estejam lecionado, além de portadores de doenças crônicas com laudo do médico.

A GRIPE

A Influenza, popularmente conhecida como Gripe, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especificamente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 05 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais).

CUIDADOS DE PREVENÇAO PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO

As recomendações para prevenção da gripe são mesmas para todas as regiões. É importante manter os hábitos saudáveis de higiene e manter os ambientes limpos e arejados, como:

* Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

* Mantenha os ambientes ventilados.

* Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

*  Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

* Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.

* Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.

*  Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

* Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Publicado em 14/05/2018