Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vereadores Aprovam Contas De 2021 Da Prefeitura De Dom Aquino

>> Vereadores aprovam contas de 2021 da Prefeitura de Dom Aquino

As contas anuais do Poder Executivo de Dom Aquino, referentes ao exercício de 2021, foram aprovadas pela maioria absoluta na 5ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (17). A Comissão de Economia e Finanças do Legislativo acompanhou o parecer favorável do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

Os vereadores favoráveis a aprovação das contas foram, Ivone Brandão (PSD) Bete Araújo (PSC), Preta da Saúde (PL), Mineho Sassagima (PL) e Lúcia Borges (PSC). Já os edis que votaram contra foram, Francismar Nascimento (PL), Natália Lopes (PSB), Hosana do Carmo (PL) e Sidnei Pinho (PSB).

Em setembro de 2022, por unanimidade, acompanhando o voto do relator e de acordo com os pareceres 3354 e 3868/2022 do Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) já havia emitido o parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de 2021 da gestão do prefeito Valdécio Luiz da Costa (Zão).

Aplicação de Recursos

A despesa total com pessoal do Executivo Municipal foi equivalente a 36,23% do total da Receita Corrente Líquida, não ultrapassando o limite de 54%. Com referência aos limites constitucionais, constataram-se os seguintes resultados.

Na aplicação da manutenção e desenvolvimento do Ensino, o Município aplicou o equivalente a 21,64% do total da receita resultante dos impostos, não atendendo ao disposto no art.212, da CF . Segundo o TCE-MT , esse fato não foi apontado como irregularidade, em virtude da anistia  concedida aos agentes públicos pela EC nº 119/2022, em virtude da pandemia Covid-19. Já na valorização e remuneração do magistério da Educação Básica Pública foi o equivalente a 82,10% da receita base do Fundeb.

Nas ações e nos serviços públicos de Saúde, o Poder Executivo aplicou equivalente a 17,35% do produto da arrecadação dos impostos.

A Prefeitura também repassou para o Poder Legislativo o valor de R$ 1.414.000,00 (um milhão, quatrocentos e quatorze mil reais), correspondente a 6,93% da receita base referente ao exercício de 2020, assegurando assim o cumprimento do limite máximo Estabelecido.

Publicado em 19/04/2023