Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Vivo E Oi Lideram Lista De Reclamacoes No Procon Em Dom Aquino

>> Vivo e Oi lideram lista de reclamações no Procon em Dom Aquino

Em quatro meses, a unidade local do Procon em Dom Aquino recebeu 214 reclamações, problemas resolvidos com sucesso com apenas 19 registros de reclamações que restaram infrutíferas, os quais foram encaminhados à Defensoria Pública, ao Juizado Especial, ao Ministério Público e a Delegacia.

Segundo a assessora do Procon, Maísa Pereira Batista, os maiores problemas da cidade são Energisa, telefonia móvel, internet e fixo. As operadoras Vivo e Oi lideram a lista com recorde de reclamação, as quais não cumprem os protocolos dos consumidores, além de aumento de faturas.

“A unidade municipal atende ao disposto celebrado entre a Prefeitura Municipal de Dom Aquino e a Sedjudh/Procon-MT, o qual é responsável por encaminhar relatórios mensalmente das atividades desenvolvidas da Coordenadoria de Defesa do Consumidor, para a Superintendência de Cuiabá, para a Administração Municipal e à Promotoria de Justiça da Comarca, para acompanhamento, controle e avaliação das ações previstas.

O Procon de Dom Aquino/MT está localizado na Avenida Cuiabá, nº 145, Centro, Sede da Prefeitura Municipal, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, para registro de reclamações. Os nossos meios de comunicações são: procondomaquino@gmail.com e telefone (66) 3451-1728.

Para melhor atender os consumidores, a assessora do Procon Dom Aquino, Maísa Pereira Batista, durante os quatro meses que está resposnável pela unidade já realizou algumas qualificações promovidas pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (SENACON/MJ), sendo eles: Programa de Educação Financeira para Consumidores, Oferta e Publicidade e Elaboração de Projetos e Execução de Convênios.

Atendimento Online

Dentre outros assuntos, a assessora explicou que por algum impedimento, aquele consumidor que não consegue comparecer a uma unidade do Procon, hoje existe uma plataforma da reclamação online pelo site: www.consumidor.gov.br, que pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil e registar a reclamação digital, sem precisar comparecer ao órgão.

“O site funciona 24 horas, sete dias da semana, e dentro de 10 (dez) dias a empresa reclamada responde os consumidores, e o mais importante, é monitorado pelo órgãos de Defesa do Consumidor,  ou seja, o consumidor pode resolver ‘’alguns problemas’’ sem sair de casa. O consumidor manifesta, a empresa responde, você avalia e todos monitoram. Para isso a empresa reclamada deve possuir cadastro ao sistema, onde é possível fazer a averiguação disponibilizada no dispositivo dentro do site em ‘’empresas participantes’’. São mais de 300 empresas participantes, bem como, telefonia fixa e móvel, internet, banco de dados e cadastros dos consumidores, bancos, financeiras e cartões, cartões de descontos, comércio eletrônico, operadores de planos de saúde, transporte aéreo e terrestre, etc”, conclui Maísa.

Publicado em 19/07/2017