Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Municipio De Dom Aquino E Tema De Trabalho Academico Da Ulbra De Canoas RS

>> Município de Dom Aquino é tema de trabalho acadêmico da Ulbra de Canoas- RS

Com os recursos tecnológicos cada vez mais avançados bastam alguns cliques e uma janela virtual abre com todas as informações que o internauta deseja. Foi assim que quatro acadêmicas de fisioterapia, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS), através de um mapeamento cognitivo desenvolveram um diagnóstico situacional do município de Dom Aquino.

Tudo começou com um sorteio dentro de sala de aula realizado pela professora Cristina Caberlon, que ministra a disciplina fisioterapia comunitária 1, onde o município de Dom Aquino foi indicado como objeto de estudo do grupo formado pelas acadêmicas Giovana Santos, Ketlin Massoco, Patrícia Cristovão e Taila Cassol.

Após dias e mais dias navegando nas ondas virtuais da internet, as futuras fisioterapeutas puderam conhecer o município para o qual, após levantamento das informações, teria que desenvolver um projeto dentro dos parâmetros da disciplina.

A acadêmica Ketlin Massoco, segundo suas colegas de trabalho, se tornou  praticamente uma cidadã dom-aquinense, o que comprova tal titulo é a riqueza de detalhe e a captação da essência da localidade, mesmo estando a muitos quilômetros de distância da realidade a qual deveria apresentar a proposta.

“Quando a nossa professora disse que teríamos que fazer um diagnóstico situacional, não sabíamos muito bem o que era, pesquisamos e tivemos que entregar pra ela um esboço explicando o que era um diagnóstico situacional e falando um pouco sobre Dom Aquino. A pesquisa foi realizada no site do IBGE, Cidades do meu Brasil, Prefeitura de Dom Aquino, Dia a dia do Vale, página do Facebook de Dom Aquino e através do Diretor de Comunicação de Dom Aquino, Márcio Fidelis e secretária de saúde Maria de Lourdes de Oliveira. Após a pesquisa começamos a montar os slides e pensar o que poderia ser realizado de melhoria e então pedíamos a opinião da Lurdinha e Márcio e se fosse interessante para a cidade a gente incluía no diagnóstico com uma justificativa.

Segundo Ketlin, o diagnóstico situacional é levantamento de informações e a procura de soluções ou melhorias em uma determinada região. Dom Aquino ao que deixou parecer para ela e sua colegas, que é uma cidade de pessoas unidas, uma cidade onde população e gestão vem trabalhando juntas para o desenvolvimento da cidade. A população participa dos projetos disponíveis que a maioria trazem muitos benefícios sociais e na área da saúde também.

Segundo dados do diagnóstico situacional, a cidade de Dom Aquino possui boa organização na área da saúde, um exemplo disso são as três ambulâncias que o município possui: Uma em ótimo estado, outra em bom estado e a última, mais simples para remoção dentro da cidade. Levando em consideração a normativa do Ministério da saúde que prevê uma ambulância tipo USB (Unidades de Suporte Básico) para cada 100.000 a 150.000 habitantes.

Entre as ações sugeridas pelas futuras fisioterapeutas, está à campanha de conscientização sobre os riscos do uso de agrotóxicos por meio das ações do Programa de Análises de Resíduos de agrotóxicos em Alimentos (Para) onde auxiliaria a evitar que alimentos contaminados por agrotóxicos cheguem às mesas dos consumidores brasileiros. O Programa também permite à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, a coleta de dados sobre uso de agrotóxicos no Brasil.

O município também tem a necessidade de um local de pronto atendimento. Como é uma cidade pequena não suporta uma UPA, porém um pronto atendimento seria importante para diminuir a demanda no hospital visto que este é privado e apenas possui convênio com a prefeitura.

Outro ponto importante é revitalização da praça central da cidade. Colocamos como meta a implantação de uma academia ao ar Livre, sendo que a praça é bem localizada e tem um ótimo espaço que pode ser melhor aproveitado voltado à saúde dos dom aquinenses, assim como nos outros três espaços de lazer.

Para o prefeito Josair Lopes é um privilégio o município  ser objeto de estudo e trabalho acadêmico ainda mais por se tratar de uma universidade de outro estado.

“O trabalho muito bem elaborado, no qual as acadêmicas, mesmo a milhares de quilometro de distância, através dos recursos tecnológicos e pesquisas. Vamos analisar as propostas sugeridas. Quanto as academias populares ao ar livre já temos prevista a implantação de aparelhos para a prática de exercícios nas praças de Entre Rios, Central, Esportivo e Ituberaba.  Com os recursos liberados  também vamos concluir mais uma unidade de saúde no bairro Ituberaba, que atenderá os moradores da localidade e de toda a região rural do município”, concluiu o prefeito.

Publicado em 29/06/2017