Capoeiristas de várias regiões confirmaram presença na 9ª edição do Intercâmbio Cultural Ave Branca, que acontece nesta sexta-feira (09) e sábado (10), em Dom Aquino. O evento, que é organizado pelo mestrando Ninja, conta com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e parceiros.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Carmem, entre as atividades que serão desenvolvidas nesses dois dias de intercâmbio estão: roda de vadiagem, curso de vivência para crianças e adultos, roda com capoeiristas convidados, batizados e graduação de alunos.
“Parabenizamos a todos que mais um ano estarão marcando presença neste grandioso evento que tem como objetivo promover uma troca de experiências entre os atletas de fora e os daqui. O intercambio demonstra que a capoeira é mais do que um jogo, é uma cultura herdada dos escravos e que esses guerreiros lutam para mantê-la viva”, conclui a secretária.
A capoeira, expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música, está presente em Dom Aquino há mais de 20 anos. Difundida de modo oral e gestual, agrega relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos.
PROGRAMAÇÃO
DIA 09/11
19 Horas – Roda de Capoeira – Praça bairro Esportivo
DIA 10/11
8h30 - Curso Vivência Infantil – Escola Vinicius de Moraes
10 horas - Curso Vivência Adulta - Escola Vinicius de Mores
15h30 – Abertura Oficial presença de autoridades locais e apresentações dos convidados.
16 horas - Roda com os convidados
16h30 - Batizados e troca de graduação dos alunos
Fonte: Assessoria de Imprensa - PMDA