Fale conosco

(66) 3451-1127


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 4 Campanha Contra O Cancer Realizara Triagem Entre Os Dias 20 E 24 De Marco Em Dom Aquino

>> 4ª Campanha Contra o Câncer realizará triagem entre os dias 20 e 24 de março em Dom Aquino


Créditos: Divulgação / Reprodução

A Prefeitura de Dom Aquino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convoca todas as pessoas que tenham interesse em realizar consultas e exames com especialistas na área de oncologia, deverão procurar a suas unidades de saúde (PSF 1, PSF 2 e PSF 3) para fazer o cadastro, de 20 a 24 de março, das 7 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Os exames e coletas serão realizados no dia 2 de abril, na sede da secretaria.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão disponibilizadas fichas para exames de: Colo do Útero (Papanicolau), Mamas, Pele, Boca, e Próstata. Todos que tiverem interesse nos exames deverão passar por uma triagem prévia com sua Equipe de Saúde da Família (ESF).

No cadastramento, o cidadão deverá estar munido de seus documentos pessoais como: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Deverá ser apresentados os originais e entregue uma cópia para cada exame realizado.  

Os critérios de prioridade de atendimento e de quantidade de vagas por exame, conforme instrução do HCAN/MT são:

Papanicolau - 100 vagas, destinadas às mulheres que iniciaram vida sexual e que tenham realizado o último exame há mais de seis meses.

Exame de Mama - 100 vagas, indicadas para mulheres que tenham casos de câncer na família; mulheres acima de 45 anos com nódulos palpáveis e mulheres abaixo de 45 anos que possuem casos de câncer de mama na família e nódulo palpável. Homens com presença de nódulos em mama também deverá procurar a unidade de saúde.

Exame de pele - 100 vagas, destinadas a pacientes que possuem feridas na pele que não cicatrizam que coçam ou ardem durante exposição solar; pessoas com pele muito clara ou com histórico de câncer na família, que tenham lesões na pele; pessoas que sofrem exposição solar frequente e que tenham lesões na pele.

Exame de câncer de Boca – 100 vagas, recomendadas a pacientes que possuem lesão na cavidade bucal que não cicatrizam; pacientes fumantes ou ex-fumantes e pacientes que fazem ou fizeram uso de bebida alcoólica por tempo prolongado diariamente.

Exame com Urologista – 100 vagas, destinadas aos homens com idade de 50 anos ou mais que não tiverem caso de câncer de próstata na família; Homens com 45 anos ou mais que possuem casos de câncer de próstata na família.

Publicado em 16/03/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA


+ Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000