Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Primeiro LIRAa Do Ano Aponta Risco Medio De Infestacao Do Aedes Aegypti Em Dom Aquino

>> Primeiro LIRAa do ano aponta Risco Médio de infestação do Aedes aegypti em Dom Aquino

O município de Dom Aquino está com médio risco de infestação predial do mosquinto Aedes aegypti – causador das doenças dengue, zika virus e chikungunya. O mapeamento do Levantamento de Indice Rápido (LIRAa) foi realizado entre os dias 16 e 21 de janeiro.

De acorco com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Marlei Delmondes, nos dados coletados pelos Agentes de Endemias o indice de infestação é de 3%, sendo que os locais identificados com foco são em reservatórios e caixas d´água em locais baixos e nos lixos domésticos, que são recolhidos semanalmente.

“Pedimos para que a população dom-aquinense fique atenta e ajude eliminar os possíveis focos do mosquito, para evitar o surgimento de novos casos das doenças realacionadas ao Aedes.  A limpeza não se restringe só às residências. É importante também ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho, terrenos e em outros locais frequentados diariamente”, acrescenta Marlei.

A coordenora ressalta algumas orientações para que seja colocadas em prática pelo menos uma vez por semana. São elas: Verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir poços e todos os reservatórios de água.

Publicado em 06/02/2023