Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude Convida As Mulheres Do Nosso Municipio Para Dia D Do Outubro Rosa

>> Secretaria de Saúde convida as mulheres do nosso município para dia D do Outubro Rosa

Créditos: Reprodução/Divulgação

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Aquino  e parceiros desta Campanha “Outubro Rosa” - Secretarias de Educação e Ação Social, Lions Clube Dom Aquino, Sicredi, Bradesco e Comércio local. Convidam toda a população feminina para participarem da campanha de Prevenção de Câncer! Neste mês de Outubro em todas as Unidades de Saúde, estamos com atendimentos todos os dias para coletas dos Preventivos do colo do Útero, exames das mamas e boca em todas as Unidades. E no dia 31 de outubro em período integral das 07:30 às 17:30 horas na Unidade Central acontecerá o encerramento da campanha outubro rosa com varias ações para você mulher, como: exames de colo de útero, exame clínico das mamas, exame de boca, aferição de pressão, testes de glicemia, testes rápidos, avaliação antropométrica e auriculoterapia e ainda um delicioso café da manhã e um chá da tarde. Um dia dedicado às mulheres com cuidados voltados à saúde e beleza.

Participe, ao realizar os exames ganhe presente... (e quem quiser doar moedas para o Hcan/MT teremos o cofrinho).

As mulheres devem trazer RG, CPF e CNS. “O atendimento será por ordem de chegada”. E atenção a estas orientações para a Coleta de Papanicolau: Serão atendidas mulheres que iniciaram vida sexual. Mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Mulheres que fizeram exames há mais de 06 meses. Mulheres que tenham casos de câncer na família. As mulheres devem ser orientadas a não ter relação sexual ou fazer uso de creme vaginal 72 horas antes do exame, e realizar o exame no mínimo 07 dias após o fim da menstruação.  Estaremos a sua espera!!! E vamos divulgar essa ação entre amigos e familiares! Prevenção é a melhor forma de evitar o câncer! A intensificação das ações durante este mês com palestras e sala de espera com orientações educativas sobre o tema com o objetivo de chamar atenção para a importância dos exames e do auto-exame de mama para se diagnosticar a doença precocemente.

A campanha que tem como objetivo principal alertar as mulheres e sociedade em geral sobre a importância que o diagnóstico precoce da doença. Assim, de modo a destacar a importância da campanha, todos os funcionários da saúde deverão usar um lenço/laçinho rosa e as unidades estão decoradas em tons de rosa para recepcionarmos nossas usuárias.

Vamos conhecer um pouco da História de como surgiu o movimento Outubro Rosa:

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, etc.

Posteriormente teve início à ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros entre outros espaços, momento importante para expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente. A campanha alcançou o mundo de modo bonito, elegante e feminino, com a motivação e união de  diversos povos em torno de tão nobre causa. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos seguintes outros pontos turísticos foram iluminados de rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, entre outros. Hoje, diversas ações e eventos marcam o mês.

Neste mês além de trazer consigo as comemorações da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças, também ganha destaque pela campanha “Outubro Rosa”, movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama, com estímulo da participação da população, empresas e entidades. Podemos observar que em nosso município temos alguns prédios decorados de rosa e assim divulgando essa ação tão nobre. Podemos destacar à iluminação do SICREDI ficou lindo!

Publicado em 25/10/2019

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Clique na Imagem para Ampliar!