Você está em: Início / Imprensa / Notícias / CONHECA O PROGRAMA HIPERDIA

>> CONHEÇA O PROGRAMA HIPERDIA

Programa que inicialmente vem sendo inserido no Psf rural no Distrito de Entre Rios.

Créditos: psf rural

Programa Hiperdia reúne os pacientes que possuem hipertensão (hiper) e diabetes (dia) que são doenças crônicas apontadas como os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares por sua vez constituem a principal causa de mortalidade a nível mundial.

O PSF rural de entre rios todo mês está realizando um dia para um encontro com esses pacientes, que são convidados pelos agentes comunitário de saúde para a participação onde enfermeira Patrícia Araujo administra palestras com orientações cuidados triagem verificação da glicemia da pressão arterial e em parceria com o educador físico do NASF Hernadesi Sena tem um momento de exercícios e caminhadas.

Esta sendo muito gratificante esses encontro onde o primeiro tivemos 20 e já no segundo 35  eles estão gostando muito e estão sendo assíduos nas orientações repassadas, estamos observando no dia a dia alguns pacientes que eram sedentários agora já estão realizando sua caminhada pela manhã indo a unidade de saúde toda semana verificar a pressão glicemia, e isso é muito gratificante. Finalizou a Patrícia enfermeira responsável pelo projeto no Distrito de Entre Rios

Publicado em 01/10/2019

Fonte: psf rural entre rios

Clique na Imagem para Ampliar!