Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dom Aquino Recebe Visita Do Grupo De Pesquisa Da Universidade De Sao Paulo USP

>> Dom Aquino recebe visita do grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo – USP

Dom Aquino MT. recebe visita do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Oswaldo Yoshimi Tanaka, da Universidade de São Paulo – USP.

Créditos: Secretaria de saúde

A Secretaria de Saúde recebeu no dia 30 de setembro, a visita de um grupo de pesquisa do Prof. Dr. Oswaldo Yoshimi Tanaka, da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, instituição responsável pela condução da execução do PlanificaSUS, a pesquisa foi realizada pelos entrevistadores da USP: Prof. Dr. Marco Akerman e Lídia Pereira da Silva Godoi,  com alguns voluntários  que estão envolvidos com a Planificação da Atenção à Saúde – PLANIFICASUS MT. Os profissionais da UL APS EQUIPE 1 Enf. MARCELA TEODORO DE REZENDE E SILVA e Dra. ELIZANGELA ARAUJO ARRAES, o Secretário de Saúde, Senhor CLAUDIO ADRIANO DO AMARANTE e com a Tutora do PlanificaSUS Dom Aquino Enf. NEUSA CONCEIÇÃO DE SOUZA, que participaram como voluntários da pesquisa: “Os desafios da construção das redes de atenção à saúde: Articulação entre níveis de complexidades”. Os pesquisadores responsáveis por este estudo são: Prof. Dr. Oswaldo Yoshimi Tanaka, Prof. Dra Aylene Emilia Moraes Bousquat, Prof. Dr. Marco Akerman e Prof.  Dra. Marília Cristina Prado Louvison. Com o objetivo de avaliar a funcionalidade da articulação entre a APS e a AAE em regiões de saúde dos Estados da Federação Brasileira, visando identificar variáveis favorecedoras e ou dificultadoras no processo de intervenção preconizado pelo projeto.

Essa visita foi muito importante para o município, onde relatamos os nossos pontos fortes e pontos fracos que deparamos no dia-a-dia na saúde do nosso município, e que esperamos superá-los com o PlanificaSUS, pois sabemos que a planificação busca diminuir filas em serviços primários e especializados, qualificar o acesso dos usuários ao SUS, organizar agendas, propondo que os processos de trabalho possam ser organizados de forma mais eficiente, para que exista maior integração entre a rede de atenção primária e a especializada. Após as entrevistas visitamos o Hospital Bom Jesus, PSF 2, a Prefeitura  e outros pontos da cidade.

Sabemos que o Brasil passa pela planificação, com uma Atenção Primária à Saúde (APS) organizada e resolutiva a todos os usuários do SUS.    Nós do município de Dom Aquino estamos organizando os serviços na expectativa de ser mais resolutivo e assim diminuir os encaminhamentos para as especialidades, e ainda prestar um atendimento qualificado e humanizado a nossa população. Pois para tal atendimento não precisamos de recursos financeiros, mas sim de mais amor e respeito ao próximo.

“O sucesso de um trabalho é fruto do empenho e comprometimento das pessoas envolvidas. Quero agradecer a Equipe 1 da UL APS e Grupo Condutor  pela competência e dedicação ao planificaSUS. Agradecer ao grupo da Pesquisa, e aos entrevistadores da USP e, dizer que a presença de vocês aqui foi gratificante, propondo momentos de discussões e apresentando um “Programa de verão” com vários cursos em destaque  para o crescimento profissional”, finalizou Neusa Souza enfermeira e tutora do projeto no município de Dom Aquino.

Publicado em 01/10/2019

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Clique na Imagem para Ampliar!