Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dom Aquino Implanta PLANIFICASUS Em Unidade De Saude Do Municipio

>> Dom Aquino implanta PLANIFICASUS em unidade de saúde do município

Créditos: Secretaria de saúde

A Prefeitura Municipal de Dom Aquino/MT, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou o projeto PLANIFICASUS Dom Aquino nesta quinta-feira (25/07), o projeto piloto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS), vai acontecer na Unidade do PSF 1 na vila Planaltina que será nossa Unidade Laboratório da Atenção Primária a Saúde (UL APS). É nesta Unidade de Saúde que serão implantadas novas tecnologias, novas ferramentas, novos processos, com um monitoramento mais cuidadoso e a partir da avaliação, serão sedimentados na unidade e implantados nas demais UAPS do nosso Município, facilitando assim o trabalho da equipe e melhorar a resolutividade aos usuários. A região de Saúde Sul - ERS/ROO será a primeira, em Mato Grosso, a passar pela capacitação do PlanificaSUS, que conta com atividades de oficinas e outras diversas ações complementares.

O público alvo são as equipes de Saúde da Família e da Atenção Ambulatorial Especializada da região, com vistas à qualificação da Atenção Primária, que atua como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS). O objetivo é organizar a rede de saúde do SUS e fortalecer a atenção primária em cada município. Nesse primeiro momento será implementado nos dezenove municípios da região Sul, o projeto piloto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS), que visa a organização e a integração em rede da Atenção Primária com a Atenção Ambulatorial Especializada.

O PlanificaSUS deverá ser implementado em todo Estado, de modo que possamos trabalhar a integração nos dois níveis de assistência. E assim teremos, estado e municípios com os trabalhos integrados. Por meio do processo da planificação – que engloba os workshops e oficinas que serão realizados de agosto de 2019 até novembro de 2020 –, a SES-MT movimentará cerca de 2.700 profissionais de saúde, incluindo servidores da própria Secretaria e dos 19 municípios pertencentes à Região de Saúde Sul. E no nosso município cerca de 67 profissionais da APS serão capacitados através das oficinas e tutorias da planificação da APS. Sendo: ESF1: 24 Profissionais, ESF2: 21 Profissionais, ESF3: 22 Profissionais e 15 profissionais e parceiros do Grupo Condutor.

O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), junto aos estados e municípios, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e execução do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Nesta quinta-feira aconteceu o lançamento aqui no nosso município onde foi enviado um oficio circular a todos os parceiros convidando para participarem como: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Promotoria de justiça, Paróquia São Sebastião, Hospital Bom Jesus, Centro de Reabilitação/Lab, Lar dos Idosos e as UAPS 1, 2 e 3.

“Vamos iniciar o PlanificaSUS com a intenção de fazer todo um planejamento das necessidades de saúde da população Donaquinse que usa as unidades básicas de saúde, dentro de uma lógica em que podemos planejar as nossas ações dadas essas necessidades de saúde e oferecendo assim um atendimento de qualidade e humanizado.” E ainda disse: “vai dar todo apoio para desenvolvemos o projeto PLANIFICASUS Dom Aquino.” Afirma o secretario Claudio Adriano do Amarante “No papel é tudo lindo e maravilhoso é um sonho que se realizasse dessa forma... Mas com ajuda de Deus e todos envolvidos vamos conseguir, pois a equipe é muito boa para trabalhar.” afirma a Enfermeira UAPS 1 Marcela Teodoro de R e Silva. “Vai ser muito bom trabalhar com o PLANIFICASUS é um grande mérito trabalharmos de forma organizada e estou pronta para as adequações” diz a médica da UAPS 1 Dra Elizangela Araújo Arraes. “A planificação é organizar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), fazer essa integração entre as ambas e organizar o fluxo para facilitar a entrada do usuário no sistema. Vamos ter muito trabalho, mas será possível com envolvimento de todos. Como mostra no nosso slogan “ A saúde que queremos só depende de nós... Profissionais da Saúde e usuários do SUS”. E na oportunidade agradecer a presença e apoio de todos no lançamento”. Tutora e coordenadora do projeto Municipal Neusa Conceição de Souza.

O secretário comunica a toda população que nos dias do curso que vai acontecer uma vez por mês, as unidades serão fechadas para que os servidores participem, com bom aproveitamento, para melhor atender a comunidade. E que está organizando uma forma para que a população não fique desassistida e todos serão avisados pelos ACS.

Publicado em 27/07/2019

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Clique na Imagem para Ampliar!