Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Campanha De Vacinacao Contra A Gripe Tera Inicio No Dia 15 De Abril A 31 De Maio De 2019 DOM AQUIN

>> Campanha de vacinação contra a gripe terá inicio no dia 15 de abril a 31 de maio de 2019. DOM AQUIN

Dia 04 de maio - Dia D contra a gripe

Créditos: Reprodução/ divulgação

Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Dom Aquino realizará a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, entre os dias 15 de abril a 31 de maio de 2019 em todas as UBSs. O dia 04 de maio será o Dia D de mobilização Municipal, numa sala centralizada na sede da Secretaria de Saúde para atender toda a população donaquinsense dos grupos prioritários. Durante a Campanha serão vacinadas crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas e/ou com co-morbidades, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, parturientes e gestantes. Em Dom Aquino, a meta é vacinar 2.234 pessoas, sendo 1.113 idosos de 60 anos e mais, 592 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 62 gestantes, 10 parturientes, 155 profissionais de saúde, 84 professores da rede pública e privada que estão ativos em sala de aula, 229 pessoas com doenças crônicas e/ou com co-morbidades, com laudo medico. Locais de vacinação No período da campanha, durante a semana, nas Unidades de Saúde 1, 2, 3 estarão funcionando com as vacinas do calendário e com a vacina Contra a Influenza para todos os grupos prioritários, e no dia 04 de maio será o Dia D de mobilização Municipal na sede da Secretaria Municipal de Saúde (antigo Pedrossian). Para Dom Aquino serão disponibilizadas 2.234 doses lembrando que essas doses virão fracionados de acordo com a liberação do ERS/ROO e será distribuídos para as 03 UBSs durante a semana e para o dia D. A expectativa da equipe técnica da SMS é alcançar 90% das metas estabelecidas pelo Governo Federal, pois sabemos que em 2018 Dom Aquino vacinou com índice 95,37% segundo dados do SI-PNI. É nossa obrigação é manter e ate melhorar esse índice para 100%! A Secretaria de Saúde, através de sua equipe técnica deixa um alerta para a população não é preciso vacinar toda a população, não é recomendado, isso é científico. Só existe realmente risco, nos grupos que estão sendo indicada a vacinação. Pois “sabemos que temos de imunizar os grupos prioritários que são os mais vulneráveis às complicações da gripe”. E essa vacinação precisa ser restrita a esses grupos com isso esperamos a conscientização de toda população. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. A DOENÇA – A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especificamente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 06 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais). A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2019 terá como tema “Movimento Vacina Brasil” com o slogan “O vírus da gripe pode estar em muitos lugares. Só que você não vê”. Previna-se! Pois quanto mais prevenção mais proteção. A Campanha será realizada de 15 de abril a 31 de maio de 2019, em parceria com as secretarias de educação, turismo e ação social dentre outras parcerias.

Publicado em 15/04/2019

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde