Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude Distribui Hipoclorito De Sodio Para Combater Doencas Causadas Por Virus Parasitas E Bacterias

>> Saúde distribui hipoclorito de sódio para combater doenças causadas por vírus, parasitas e bactérias

A Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo hipoclorito de sódio gratuitamente para a população dom-aquinense. O produto é utilizado como desinfetante e purificador de água, o qual pode ser adquirido com o Agente Comunitário de Saúde ou na Unidade de Saúde mais próxima.

O hipoclorito de sódio serve para a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano. Ele reduz as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus. Essas doenças podem surgir após o consumo de água contaminada.

Como usar?

Para purificar a água para consumo humano recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de vidro ou plástico. Não usar recipiente de alumínio.

É importante manter o recipiente tapado e esperar 30 minutos, após pingar as gotinhas, para consumir a água. Este tempo é necessário para que o desinfetante faça efeito, matando todos os microrganismos.

A água purificada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.

Publicado em 15/03/2019

Fonte: Assessoria de Imprensa PMDA