Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Realiza Mutirao De Limpeza E Palestras Para Combater O Aedes Aegypti Em Dom Aquino

>> Prefeitura realiza mutirão de limpeza e palestras para combater o Aedes Aegypti em Dom Aquino

A Equipe da Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) promoveram durante o mês de novembro atividades de prevenção com palestra, acompanharam serviços de limpeza e entrega de material educativo para reforçar o combate do mosquito Aedes Aegypti - causador de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya – tanto na zona rural quanto urbana do município de Dom Aquino.

Entre as ações, foram realizadas palestras na Feira Cultural da E.E Vinicius e no encerramento da Campanha Novembro Azul, na sede da Secretaria de Saúde, nas quais a técnica responsável pela Vigilância Ambiental, Marlei Delmondes, ressaltou a importância da ação e colaboração de todos neste período chuvoso.

“Os alunos são muitos importante para multiplicar essas informações em seus lares. Pois sabemos que temos que conscientizar as nossas crianças, adolescentes e adultos, tudo que eles aprendem poderão repassar em casa, com atitudes simples. Tampar as caixas d'água, colocar terra nos pratinhos dos vasos de plantas, manter as garrafas com a boca virada para baixo, pneus devem ser acondicionados em locais cobertos, evitar deixar recipientes nos quintais”, destacou.

A Administração Municipal de Dom Aquino, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras, realizou um mutirão de limpeza no período de maio a outubro período que antecede as chuvas com a limpeza em toda a cidade, onde retiraram 463 caminhões de entulhos/lixos no primeiro momento foram intensos com um período de 40 dias de trabalho, e com o passar dos dias ainda continuarão fazendo a limpeza na cidade até fim do mês de outubro de 2018, com objetivo de eliminar os criadores do mosquito Aedes Aegypti em todos os bairros e distrito do município.

De acordo com o prefeito Valdécio da Costa (Zão), o objetivo da ação foi para evitar a infestação de Dengue, Chicungunya e Zika Vírus, através da redução do Índice de Infestação Predial, com a remoção de todos os tipos de lixos, mas principalmente os que acumulam água, que são os lixos domésticos.

“No mutirão convocamos a população para que realizassem as limpezas de seus quintais e colocasse para fora lixos, entulhos e demais possíveis recipientes que acumulam água, ação essa que contou com a equipe da Secretaria de Obras seguindo o cronograma estabelecido”, ressaltou o prefeito.

A mobilização contou com o todas as equipes das Unidades de Saúde da Família (enfermeira, médico (a), ACS, técnicas de enfermagem, etc.), coordenação da Atenção Básica, Equipe da Vigilância em Saúde (principalmente a Vig. Ambiental), NASF e Setor de Educação em Saúde.

Com a cidade limpa, a comunidade deve colaborar, cuidando e mantendo limpos seus quintais, sendo que quem não cumprir poderá sofrer penalidades de acordo com a Lei Municipal 1.405/2014, de 28/11/2014, a qual revê multas que podem alcançar entre R$ 5.200,00 e R$10.400,00, bem como penalidades jurídicas aos proprietários de imóveis e de terrenos baldios que coloquem em risco a saúde da população.

Publicado em 04/12/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa PMDA