>> Campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 24 de abril e segue até 26 de maio em Dom Aquino


13 de maio será realizado o "Dia D" contra a vírus da influenza

Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Dom Aquino realizará a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, entre os dias 24 de abril e 26 de maio de 2017. O dia 13 de maio será o Dia D de mobilização nacional. A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo da iniciativa.

Durante a Campanha serão vacinadas crianças entre seis meses e cinco anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas e/ou com co-morbidades, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, parturientes e gestantes.

Em Dom Aquino, a meta é vacinar 2.110 pessoas, sendo 1.113 idosos de 60 anos e mais, 467 crianças, 62 gestantes, 10 parturientes, 141 profissionais de saúde, 100 professores da rede pública e privada que estão ativos em sala de aula,  217 pessoas com doenças crônicas e/ou com co-morbidades.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

No período da campanha, durante a semana e no dia D, as Unidades de Saúde 1, 2, 3 e Unidade Central estarão funcionando com as vacinas do calendário e com a Influenza.

Para Dom Aquino serão disponibilizadas 2.110 doses lembrando que essas doses virão fracionados de acordo com a liberação do ERS/ROO e será distribuídos   em 04 postos de vacinação, para o dia D será necessário 02 veículos e 40 recursos humanos distribuídos nas UBSs do município.

A expectativa da equipe técnica da SMS é alcançar 90% das metas estabelecidas pelo Governo Federal, pois sabemos que em 2016 Dom Aquino vacinou com índice 76,74% segundo dados do SI-PNI. É nossa obrigação melhorar esse índice!

A Secretaria de Saúde, através de sua equipe técnica deixa um alerta para a população não é preciso vacinar toda a população, não é recomendado, isso é científico. Só existe realmente risco, nos grupos que estão sendo indicada a vacinação.   Pois “sabemos que temos de imunizar os grupos prioritários que são os mais vulneráveis às complicações da gripe”. E essa vacinação precisa ser restrita a esses grupos com isso esperamos a conscientização de toda população. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.

A DOENÇA 

 A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especificamente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 05 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais).

A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2017 terá como tema “Vacine-se contra a gripe: E viva com mais saúde.VACINE-SE! CUIDE-SE! PREVINA-SE!”. A mobilização será realizada de 24 de abril a 26 de maio, em parceria com as secretarias de educação, turismo e ação social dentre outras parcerias. 

 

Publicado em 19/04/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA

2019 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000