Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura E Defesa Civil Devem Decretar Situacao De Emergencia Causada Pelo Fogo Em Dom Aquino

>> Prefeitura e Defesa Civil devem decretar situação de emergência causada pelo fogo em Dom Aquino

A equipe da Administração Municipal reuniu-se com a Defesa Civil de Mato Grosso para elaborar um relatório e realizar levantamento sobre os danos causados pela queimada em Dom Aquino. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (01) com a presença da primeira-dama Gláucia Macedo, secretários municipais, assistente técnico da Defesa Civil Benedito Gomes e coordenadora da instituição Érica.

No encontro, os técnicos da Defesa Civil orientaram os servidores para a elaboração do relatório, que dará origem ao decreto de emergência ambiental, o qual deverá ter a parte escrita e registros fotográficos das localidades afetadas pelos incêndios florestais, sendo que cada secretário deverá realizar o levantamento dos prejuízos causados em seus respectivos setores.

Entre as áreas mais importantes, na Saúde deverá ser levantado o número de pessoas que buscaram atendimento com doenças respiratórias, se teve aumento no consumo de oxigênio. Já na Obras, quais foram os equipamentos utilizados no combate ao fogo, despesas com a mão-de-obra, gastos com combustível, entre outros. E assim nas demais pastas da Administração Municipal.

O decreto também deverá autorizar a mobilização de todos os órgãos estaduais e municipais para combaterem o incêndio, a reabilitação do cenário e a reconstrução, sob o comando da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tanto na área urbana quanto rural.

Uma das medidas colocadas no decreto também permitirá que os agentes da defesa civil possam entrar nas casas dos moradores para prestar socorro ou determinar evacuação, assim como usar propriedade particular em caso de perigo público.

Publicado em 02/09/2021