Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Rede Municipal De Ensino Passa A Contar Com Nutricionista Exclusiva Em Dom Aquino

>> Rede Municipal de Ensino passa a contar com nutricionista exclusiva em Dom Aquino

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Dom Aquino passam a contar com uma nutricionista exclusiva para atender as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A responsável técnica elaborará os cardápios das escolas, atendendo o que aponta a legislação.

O prefeito Valdecio da Costa (Zão), que deu as boas vindas à nova profissional da Educação, destacou a importância da oferta de uma alimentação escolar de qualidade, o que chama a atenção dos alunos para o que estão comendo e para a importância de incluírem alimentos saudáveis em suas refeições, não só no ambiente escolar como multiplicar essas informações e práticas no lar de cada aluno.

“É a primeira vez que a Rede Municipal tem uma profissional exclusiva para cuidar do cardápio da merenda escolar, com seleção dos alimentos permitidos por lei, processos de higiene, treinamentos para cozinheiras e organização no momento de servir as refeições respeitando os protocolos da vigilância sanitária, principalmente nesse momento de pandemia”, disse Zão.

A nutricionista Bruna Cristina Costa explica que, segundo o Ministério da Saúde, os primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, para a formação de hábitos e para sua saúde durante toda a vida. A alimentação tem papel fundamental em todo esse processo.

“O ambiente escolar é um dos ambientes formadores de bons e saudáveis hábitos alimentares, por isso criamos um plano de ação, que vai além da qualidade da merenda escolar, onde serão realizados projetos como Triagem Nutricional dos alunos, pesagem, altura, classificação de IMC, hábitos alimentares, entre outros. Já  tivemos os primeiros encontros com diretores, coordenadores, professores e alguns pais, nos quais foram possíveis dar os primeiros passos”, acrescentou Bruna.

A secretária municipal de Educação, Ilza Batista, ressaltou que com a contratação da nutricionista os alunos terão a oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais dos mesmos durante o período letivo.

“Vamos seguir as novas normas determinadas pelo MEC, na qual determina que os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo Responsável técnico do PNAE, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, respeitando as necessidades nutricionais e os hábitos alimentares”, acrescentou a secretária.

Publicado em 15/02/2022