O município de Dom Aquino passa a contar com agente de crédito devidamente capacitado pela Desenvolve MT com objetivo de proporcionar melhoria na qualidade dos serviços prestados pela agência. O servidor público Luiz Castro e representantes de outros oito municípios participaram dos treinamentos, que ocorreram nos dias 20 e 21, em Cuiabá.
De acordo com Luiz Castro, a Desenvolve MT, antiga agência MT Fomento, ampliou suas competências e atribuições, com linhas de financiamento para micro e pequenas empresas, incluindo oferta à agricultura familiar, e para prefeituras.
No âmbito do crédito, o objetivo é fomentar as linhas já existentes e criar novas, com condições atrativas. Além disso, serão desenvolvidas linhas de crédito para pequenos e médios empreendedores, inclusive do setor rural, como a agricultura familiar, com juros médios em torno de 6,5%, bem inferior à taxa média de 14% praticada pelo mercado.
Também será oferecida linha de crédito para prefeituras, que poderão acessar recursos por meio da Desenvolve MT para investimentos em projetos de infraestrutura, por exemplo.
Agências de Fomento
As agências de Fomento e/ou Desenvolvimento são instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) por meio da resolução nº2.828/2001, que possuem entre outros objetivos cessão de crédito; financiamento de capitais fixo e de giro associado a projetos; promoção e divulgação, junto com investidores potenciais, de oportunidades e projetos econômicos de interesse do Estado e prestação de serviços de administrador de fundos de desenvolvimento, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA