Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Familias Dom Aquinenses Em Situacao De Vulnerabilidade Poderao Ser Beneficiadas Com O Pro Familia

>> Famílias dom-aquinenses em situação de vulnerabilidade poderão ser beneficiadas com o Pró-Família

Créditos: Luiz Castro

Mais de 150 famílias dom-aquinenses poderão ser contempladas com o programa de transferência de renda Pró-Família - idealizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) - o qual aguarda a aprovação da Assembléia Legislativa para iniciará as ações.

De acordo com a primeira-dama do município, Natália Fernanda Lopes, o programa além de beneficiar essas famílias que tanto necessitam, em situação de vulnerabilidade, também irá incrementar a economia local.

“Nossos agentes comunitários de saúde (ACS) já participaram de um primeiro encontro, durante a Caravana da Transformação, para conhecer o programa. São eles que vão cadastrar as famílias que serão contempladas de acordo com a necessidade de cada uma”, destaca Natália.

Em Mato Grosso, o objetivo do programa é atender 35 mil famílias que vivem com renda per capita inferior a um terço do salário-mínimo vigente, pessoas que vivem em condição de pobreza e de extrema pobreza.

Para o secretário de estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, o Programa Pró-família foi pensado para sanar essa necessidade da população vulnerável dos municípios mato-grossense, o qual prevê a criação de uma grande rede de proteção social, com o envolvimento dos agentes comunitários de saúde e assistentes sociais, que serão diretamente envolvidos na execução e acompanhamento do programa.

O beneficio do programa será a partir de um cadastro socioeconômico das pessoas assistidas para que, além do complemento da renda, as famílias deverão receber apoio educacional e prioridade nos cursos de qualificação ofertados pelo Estado.

“Nós queremos incluir no programa cinco mil agentes de saúde, assistentes sociais e também iremos envolver os Centros de Referências. Os agentes conhecem muito bem os bairros no qual trabalham, convivem no dia a dia com os problemas sociais e sabem das dificuldades da população mais carente”, destaca o secretário.

Russi ressalta que o programa vai movimentar o comercio local, pois o cartão só poderá ser gasto com gêneros alimentícios, gerando incremento nas vendas e criação de novos empregos para atender o aumento da demanda.

O prefeito Josair Lopes, acompanhado da presidente da Câmara Hosana Teixeira e vereadores estiveram no gabinete do gestor da Setas, onde foi entregue toda a normativa do Pró-Família, com orientações para o cadastros das famílias que poderão ser enquadradas no programa.

Publicado em 20/02/2017