Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 18 De Maio Prefeitura Promove Ato Contra Violencia Sexual De Criancas E Adolescentes

>> 18 de maio: Prefeitura promove ato contra violência sexual de crianças e adolescentes

Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, quase 4 mil violações de direitos envolvendo crianças e adolescentes foram registradas em Mato Grosso só no ano passado. Com objetivo de intensificar o combate a esse tipo de violência, a Prefeitura de Dom Aquino,por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou uma ação na manhã desta terça-feira (18/05) para convocar a população para que não se cale e denuncie.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Márcio Rodrigues, a ação faz parte da campanha de 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a qual é realizada em todo o país para reafirmar que uma das principais formas de identificação da violência é a denúncia, que pode e deve ser realizada por canais, como o DISQUE 100, Conselho Tutelar, entre outros.

A Campanha

No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches, com apenas oito anos de idade, foi seqüestrada, drogada, espancada, abusada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido.

O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Apesar de toda a repercussão, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, assegurado pela Lei 9.970, vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Publicado em 18/05/2021