O projeto tem por objetivo melhorar os serviços de saúde no Município de Dom Aquino para avançar a assistência ao usuário do SUS de forma qualificada e integrada entre Atenção Primária à Saúde - APS e Atenção Ambulatorial Especializada – AAE.
Já foram realizados: O Workshop1, com o tema “A integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”, e o Workshop 2, com tema “ Território e Gestão com Base Populacional”. Este projeto de Planificação da APS, com metodologia idealizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) eexecutado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS e apoiototal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e do ERS/ROO, nos enquanto município desta Regional estamos desenvolvendo o projeto de planificação de APS em busca de uma melhor organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde. Todos os meses acontecem nos 19 municípios desta Regional atividades com duração de cinco dias, instituída de “semana padrão” com palestras, grupos de trabalho e visitas técnicas a respeito do tema, sendo no 1 dia workshop no município com as facilitadoras Ana Paula Godoy Almeida e Cláudia Cristiane de Abreu, no 2 dia formação de tutores em Rondonópolis com a Consultora Regional Einstein -Anna Otilia Paiva Ferreira,Analista de Tutoria - APS Gabriella Oliveira Costa, Coordenadora de Gestão da Atenção Primária/SES - Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, onde todos os tutores dos 18 municípios participam e no 3 dia os tutores volta pra seus respectivos municípios para aplicação da oficina tutorial na UL APS de acordo com a etapa do projeto, no 4 dia Web conferencia para aliarmos e socializarmos as dificuldades nesta etapa de tutoria e no 5 dia consolidação de todos os anexos, Matriz de Gerenciamento e Plano de Ação.
Estes momentos tem por objetivo desenvolver o projeto de planificação de atenção a saúde, de acordo com os instrumentos do PlanificaSUS, e pactuações para qualificar as redes de atenção a saúde na Região Sul Mato-grossense, remodelando os processos de trabalho e fortalecendo os serviços prestados nas unidades básicas de saúde. A planificação busca diminuir filas em serviços primários e especializados, qualificar o acesso dos usuários ao SUS, organizar agendas, propondo que os processos de trabalho possam ser organizados de forma mais eficiente, para que exista maior integração entre a rede de atenção primária e a especializada. Só pra lembrar que em 15/07/2019 os prefeitos, secretários de saúde e representantes dos municípios da Região Sul assinaram o termo de compromisso com o estado para o desenvolvimento deste projeto.
A equipe 1 é nossa UL de APS em Dom Aquino, onde juntos vamos identificando como estão os serviços e a realidade desta APS, pois sabemos que o PlanificaSUS vem justamente para uma construção conjunta entre todos dos que compõe o nosso Sistema Único de Saúde. Em breve teremos a expansão para as equipes PSF 2 e 3. Temos a certeza que estamos aqui lutando por um SUS melhor para todos os usuários donaquinense. E é por isso que estamos aqui, para planejarmos um SUS mais humanizado, qualificado, sustentável e que possa atender as necessidades dos nossos usuários que usam este sistema. Nós do Município de Dom Aquino queremos, a partir desse projeto, qualificar e desenvolver a competência das equipes de saúde para o planejamento e organização dos macro e micros processos da APS. E sempre com foco nas necessidades dos usuários, melhorando o atendimento à população, ofertando atenção de qualidade, resolutiva, e aumentando a satisfação do usuário do SUS.
E nesta ultima formação de tutores recebemos a noticias que um grupo de pesquisa do prof. Dr. Osvaldo Tanaka, da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, instituição responsável pela condução da execução do PlanificaSUS, está realizando uma pesquisa que tem por objetivo avaliar o processo de implantação do PlanificaSUS e, para tanto, foram selecionadas 04 (quatro) regiões de saúde no Brasil, que estão executando o PlanificaSUS, dentre elas a Região de Saúde Sul Mato-grossense.
Na região Sul Mato-grossense foram selecionados 02 municípios para participarem de uma entrevista, na qual serão levantados dados primários para a pesquisa em questão, sendo os municípios de Rondonópolis e Dom Aquino.
“Quero parabenizar e agradecer o apoio da Gestão local e de todos da equipe do HIAE, SES, ERS/ROO, Facilitadoras e o empenho de todos os profissionais da saúde, em especial aos profissionais da UL APS equipe 1 e Grupo Condutor Municipal, pelo apoio e parceria de sempre!” Finalizou Neusa Souza enfermeira do e tutora o projeto no município de Dom Aquino.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde