Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Conheca Dom Aquino Capital Da Agua Mineral Em Mato Grosso

>> Conheça Dom Aquino - Capital da Água Mineral em Mato Grosso

Localizada no Vale do Rio São Lourenço o município de Dom Aquino, (172 Km de Cuiabá, capital de MT) conta com diversas fontes de águas cristalinas e é conhecida como a Capital Estadual da Água Mineral. Mas também possui potencial para ser uma cidade turística.

Em seus domínios são encontrados, Cânions, cavernas e cachoeiras que oferece ótimas condições para a prática de diversas modalidades de turismo entre eles o de aventura, como rapel, escalada, trilhas e outros.

Além de possuir dezenas de belezas naturais, Dom Aquino ainda detém o título de maior reserva de água mineral do planeta.

De acordo com pesquisas, a água mineral encontrada no município de Dom Aquino, possui características únicas, como leveza e suavidade, qualidades que faz dela, uma das melhores águas mineral do Estado de Mato Grosso.

A fonte está localizada num santuário ecológico em uma área de preservação permanente. No lugar também possui um pequeno museu onde o visitante pode conhecer um pouco sobre a história da água e formas de armazenamento.

A cidade de Dom Aquino, foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 283m em relação ao nível do mar. Sua população é de 8.031 habitantes de acordo com o (IBGE/ contagem 2010).

A área total de Dom Aquino é de 2.212,7km², e sua densidade demográfica é de 3,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dom Aquino-MT é 78830-000.

O nome da cidade é em homenagem a Dom Francisco de Aquino Correia, que foi Arcebispo de Cuiabá.

Dom Aquino que nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, entre outras coisas.

O primeiro telégrafo do Estado de Mato Grosso foi edificado pelo Marechal Cândido Rondon na cidade de Dom Aquino, mais precisamente no Distrito de Coronel Ponce.

Quem nasce em Dom Aquino é Dom-aquinenses ou Aquinenses.

O município de Dom Aquino faz limite entre as cidades de Poxoréo, Primavera do Leste, Campo Verde, Jaciara e São Pedro da Cipa.

No Lugar há agências bancárias, hospital, postos de combustíveis hotéis, restaurantes e conta com serviço de telefonia celular e internet.

Publicado em 11/01/2017

Fonte: Gabriela Von Eye - Conhecendo MT