>> Campanha Setembro Amarelo realizará durante o mês ações de prevenção ao suicídio em Dom Aquino


A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Aquino lançam a Campanha do Setembro Amarelo para a Conscientização sobre a Prevenção ao Suicídio, com bate papo com psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde - no dia 14 será no PSF I Planaltina,  no dia 18 PSF II bairro Esportiva e no dia 2 PSF III Entre Rios.

No dia 17/09/2018 às 8h da manhã haverá uma caminhada em torno da Praça central, onde todos que queiram somar forças, vestidos de amarelo, para ajudar a prevenção ao Suicídio de nossa cidade estão convidados.

O encerramento do Setembro Amarelo será no dia 28, às 8 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde com uma palestra sobre o tema. Estão todos convidados.

Na atualidade, o fenômeno do suicídio vem ganhando proporções alarmantes, com taxas que ultrapassam um milhão de mortes por ano no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Dom Aquino, segundo dados do Nasf, levando em conta a margem populacional, o índice de suicídio é alto. Apenas no ano passado, foram registradas 19 tentativas praticadas por jovens e nos últimos dois anos cinco suicídios foram consumados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que para cada suicídio, de 5 a 10 pessoas sofrem graves conseqüência psicológicas, sociais, econômicas e emocionais advindas do ato de alguém de sua proximidade que comete o suicídio. Esse número pode alcançar um nível ainda maior se considerarmos não só a família, mas também os amigos próximos. Podemos incluir como sobreviventes ao suicídio os colegas de trabalho, os colegas de escola, os de grupos religiosos, de lazer, os vizinhos. Então, sem dúvida, o suicídio é um ato que provoca um trauma em muitas pessoas.

Publicado em 10/09/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA

2017 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000