Você está em: Início / Imprensa / Notícias / HCAN MT Realiza A 5 Edicao Da Campanha De Prevencao Contra Varios Tipos De Cancer Em Dom Aquino

>> HCAN-MT realiza a 5ª edição da campanha de prevenção contra vários tipos de Câncer em Dom Aquino

A 5ª edição da Campanha de Prevenção de Câncer da Equipe do Hospital do Câncer de Mato Grosso - HCAN/MT em parceria com a Prefeitura de Dom Aquino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social, além da Indústria de àgua Puríssima - acontecerá no dia 22 de março, durante todo o dia, na Unidade Central – antigo Hospital Pedro Pedrossian. Todos que tiverem interesse nos exames deverão passar por triagem com a Equipe de Saúde da Família (ESF) da área de cobertura do paciente até o dia 20 de março.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no ato da triagem o cidadão deverá apresentar a seguinte documentação: RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência, com cópias e originais para cada exame que for realizar, onde serão disponibilizadas fichas de para os exames de colo do útero (Papanicolau), mama, pele, boca e próstata, seguindo os critérios de prioridade conforme instrução do HCAN/MT.

Exames e Vagas

Exame Papanicolau - 100 pacientes - 50 pacientes no período matutino e 50 no período Vespertino destinadas Às mulheres que iniciaram vida sexual e que tenham realizado o último exame há mais de seis meses; Mulheres que tenham casos de câncer na família.

Exame das Mamas – 50 pacientes que serão atendidas no período vespertino, são elas: mulheres acima de 45 anos com nódulos palpáveis; mulheres abaixo de 45 anos que possuem casos de câncer de mama na família e nódulo palpável.

Exame de Pele - 50 pacientes – Serão atendidas 25 no período matutino e outras 25 no período vespertino. O exame é recomendado à: Pacientes que possuem feridas na pele que não cicatrizam que coçam ou ardem durante exposição solar; Pessoas com pele muito clara ou com histórico de câncer na família, que tenham lesões na pele; Pessoas que sofrem exposição solar frequente e que tenham lesões na pele.

Exame de câncer de Boca - 100 pacientes – São 50 vagas para o período matutino e 50 no vespertino, destinadas à: Pacientes que possuem lesão na cavidade bucal que não cicatrizam; Pacientes fumantes ou ex-fumantes e pacientes que fazem ou fizeram uso de bebida alcoólica por tempo prolongado diariamente.

Exame com Urologista – 50 pacientes, que serão atendidos no período matutino, são eles: Homens com idade de 50 anos ou mais que não tiverem caso de câncer de próstata na família; Homens com 45 anos ou mais que possuem casos de câncer de próstata na família.

Publicado em 14/03/2018