Fale conosco

(66) 3451-1127


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Profissionais Da Saude Participam De Capacitacao Sobre Hanseniase Em Dom Aquino

>> Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre hanseníase em Dom Aquino


Créditos: Divulgação / Reprodução

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde realizou momentos de educação permanente em hanseníase para todos os profissionais da saúde publica local. A capacitação foi realizada nos dias 22 e 23, no auditório da Câmara Municipal.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria de Lourdes Oliveira (Lurdinha), seguindo a campanha Janeiro Roxo em combate a hanseníase, a capacitação atendeu todos os profissionais da área de Saúde Pública local, entre eles: Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias, equipe administrativa e de apoio, dentistas, Farmacêutico/ Bioquímico, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga e auxiliares/técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional do NASF.

“Essa foi uma oportunidade, para que os profissionais pudessem ter a teoria e a prática mais informações sobre a doença. Foi conduzida a capacitação pelo Enfermeiro Especialista em Hanseníase, Lourenço Ribeiro da Cruz, com objetivo de preparar os profissionais para a detecção precoce com diagnóstico preciso a fim de um tratamento e cura eficaz da doença”, ressalta a secretária. 

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) os casos de hanseníase detectados, o aceitável é de menos de um caso a cada 10 mil habitantes. Em Dom Aquino no ano de 2017 foram detectados três casos, ou seja, três vezes mais que o aceitável. Já em 2018, segundo a Secretaria de Saúde, nenhum caso foi notificado.

Dom Aquino sendo considerado um Município silencioso em casos de hanseníase é preocupante para toda a população, pois os casos detectados no ano passado foram todos MB, isto quer dizer que estão encontrando os pacientes em fase avançada da doença, os quais podem ter transmitido a doença para outras pessoas a sua volta.

Publicado em 27/02/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA

Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!

+ Notícias

Política de Privacidade      Política de Cookies

2024 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000