>> Empreendedorismo, Proerd, Leitura Itinerante e iniciações esportivas são ofertadas em Dom Aquino


A Prefeitura de Dom Aquino por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça-feira (01) o lançamento oficial do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em parceria com o Sebrae-MT. Na ocasião, estiveram presentes autoridades locais e os profissinais da educação, onde também foram apresentados os demais projetos ofertados pela pasta às crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino.

JOVENS EMPREENDEDORES 

Segundo a secretária de Educação, Telma Bogucheski, o JEPPtem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora, com apresentação de práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“Essa visão, proposta pelo Sebrae, vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que são: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes”, destaca a secretária.

Para o prefeito Josair Lopes é um orgulho trabalhar com uma equipe transformadora como da Educação, profissionais devidamente capacitados, os quais não medem esforços para proporcionar o melhor ensino aos seus alunos, mesmo diante de contratempos.

“A secretária Telma tem nosso aval para executar as ações que sejam necessárias para continuar as melhorarias no nosso ensino. Além desses projetos e programa apresentados nesta noite, ela e sua equipe se prepararam com capacitações, reuniões, semana pedagógica, dentre outras ações, visando um ensino de qualidade”, conclui o prefeito. 

PROERD

O Programa Educacional de Resistência contra Drogas  (Proed), também ofertado pela Secretaria Municipal de Educação com a Polícia Militar, já contempla os estudantes dom-aquinenses há alguns anos, na atual edição estão ingressados cerca de 110 alunos, os quais estão cursando o 5ª ano na rede municipal e estadual de ensino.

JUDÔ & CAPOEIRA

Já na área da iniciação à prática esportiva, a Secretaria de Educação tem parceria com a Associação Dom-Aquinense de Judô Dezoito, onde contempla uma vez ao mês cerca de 400 alunos das escolas municipais Renato Dias Coutinho e Juliana Nazaré Oliveira. Já com o Grupo de Capoeira Ave Branca a iniciação esportiva é com as crianças que estudam nas creches São Bento, São José e neste segundo semestre será ofertado também a Creche Branca de Neve, no Distrito de Entre Rios.

LEITURA

Outro projeto de destaque é o “Leitura Itinerante da Educação Infantil”, para o qual foi feita a aquisição de 400 livros. Os títulos da literatura infantil estarão distribuídos em cinco baús com sistema de rodízio para contemplar todas as escolas e creches municipais, com a previsão de atender mais de 200 alunos.

Publicado em 03/08/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA

2017 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000