Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Professores Sao Capacitados Para Promover Educacao Empreendedora Na Rede Municipal De Ensino

>> Professores são capacitados para promover educação empreendedora na rede municipal de ensino

Créditos: Luiz Castro

Os alunos da rede municipal de ensino serão agraciados com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), proposta que incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamento empreendedor. Para isso, o Sebrae capacitou neste final de semana, 18 professores que serão os multiplicadores do conhecimento, em Dom Aquino.

Segundo o instrutor do Sebrae, Jorge Nagy, o curso JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos -  visa disseminar a cultura empreendedora aos estudantes do 1º ao nono ano.

“Em Dom Aquino trabalhamos do 1ª ao 5ª ano com os professores da rede municipal de ensino, aos quais foram repassadas informações e material para que eles possam junto com seus alunos possam colocar comportamentos empreendedores”, explica Jorge.

Ainda de acordo com o instrutor, com a prática em sala de aula, os alunos vão sair sabendo como fazer uma pesquisa de mercado, como identificar uma oportunidade de negócio, controle financeiro, controle de estoque, enfim, tudo que se tem em uma empresa normal de adultos.

“Esses jovens se tornarão adultos empreendedores. Mesmo que ele não queira montar um negócio próprio, ele trabalhando para alguém terá um diferencial”, explica Jorge.

A secretária municipal de Educação, Telma Bogucheski, destacou que além do enriquecimento do currículo, durante as 28 horas/aula, os professores das escolas municipais Renato Dias Coutinho e Juliana Nazaré de Oliveira receberam noções de como trabalhar o empreendedorismo dentro das aulas regulares.

“Tivemos 18 professores participando da capacitação os quais serão os multiplicadores do conhecimento adquiridos aos seus alunos, os quais poderão desenvolver atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, seja ela, pessoal, profissional ou social” conclui Telma.

A visão do JEPP vai de encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco que são: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Como funciona

A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:

1º ano: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

5º ano: Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano: Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

7º ano: Artesanato sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

8º ano: Empreendedorismo social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

9º ano: Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

Publicado em 18/07/2017

Clique na Imagem para Ampliar!