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>> Oi e novo sistema do CadÚnico prejudicam o atendimento do Bolsa Família em Dom Aquino


Créditos: Divulgação / Reprodução

A nova versão do Sistema do Cadastro Único, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, para todas as prefeituras municipais no mês de Julho, está gerando instabilidades, e em algumas ocasiões, os gestores não estão conseguindo entrar no sistema para concluir o cadastro obrigatório.
 
Segundo o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Márcio Rodrigues, outro problema também é quanto a péssima qualidade da internet que a operadora OI está fornecendo no município. Dos 10 megas contratados oscila de 4 a 5, e muitas vezes não alcança nem um mega.
 
A nova versão lançada exige novo cadastramento, no qual o gestor tem que acessar o sistema através de um aplicativo no celular, em duas etapas, onde somente eles tenham acesso e podem validar o cadastro.
A mudança é para evitar fraudes no acesso e dar mais segurança para os usuários e até os dados de milhões de brasileiros que estão cadastrados no sistema CADÚNICO.
 
No grupo de WhatsApp da Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APDM), algumas gestoras da Assistência Social de regiões diferentes do estado relataram muita dificuldade para acessar o sistema, o qual é utilizado por todos os municípios e grandes centros do país.  Uma das cidades prejudicadas também e que se manifestou na rede social foi Nova Nazaré "Aqui o sistema está péssimo, não estamos conseguindo entrar de jeito nenhum. O povo pensa que nós que não queremos atender. Pelo amor de Deus gente, toma uma providência", concluiu a gestora. 
 
A presidente da APDM, Rafaele Oliveira, disse que tanto a associação quanto a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas) entrou em contato com a Caixa Econômica após as reclamações , que informou que o problema é em todo o país, o qual começou desde a troca do sistema do CadÚnico. 
 
“A Caixa orientou que os municípios que estiver com o problema devem registrar na ouvidoria através de ligações ou email. Orientou também para que os técnicos que atuam no cadastro façam a limpeza do histórico de navegação quando não consegue acessar, reinicie o sistema e digite o endereço novamente para entrar. Infelizmente disse também que o problema irá persistir até que eles consigam adequar o sistema”, concluiu Rafaele.

Publicado em 09/08/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA


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