>> Conselho Tutelar conta com novo veículo para atendimento de ocorrências em Dom Aquino


A Prefeitura de Dom Aquino por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social repassou oficialmente ao Conselho Tutelar um novo veículo - Fiat Uno 0 km, equipado com GPS e ar condicionado - para dar melhores condições de trabalho aos conselheiros. A entrega das chaves ocorreu na manhã desta terça-feira (17/07).

A conselheira, Ivone Brandão, destacou que o novo veículo irá facilitar o atendimento do Conselho Tutelar e deslocamento dos conselheiros com mais segurança, sendo que o carro antigo estava defasado, o qual deverá ser reformado e doado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“Quando somos solicitados para atender determinada ocorrência tem que ser no ato, por isso precisamos de um meio para locomover com mais rapidez tanto dentro perímetro urbano quanto na zona rural do município”, disse a conselheira.

Ainda de acordo com Ivone, o Conselho Tutelar de Dom Aquino realiza cerca de 400 atendimentos diretos e indiretos, todos os meses. Além disso, tem as denuncias que chegam por meio do Ministério Público e Judiciário.

O atendimento do Conselho é 24 horas, final de semana e feriado. Os plantões são realizados por dois conselheiros, os quais ficam a disposição do Estatuto da Criança e Adolescente, e caso eles necessitem, os demais podem ser acionados.

Dom Aquino conta com cinco conselheiros que atuam diretamente no enfretamento às violações dos direitos das crianças e adolescentes, como está previsto no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – que tem como atribuição preservar e defender a infância e a juventude.

O prefeito Valdécio Luiz da Costa (Zão), que participou do ato de entrega aos conselheiros, ressaltou a importância da atuação do Conselho Tutelar no enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes.

“São cidadãos eleitos pelo povo, os quais têm importantes missões, a mais importante delas é contribuir para retirar meninos e meninas de contextos de vulnerabilidade, atuando no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física.  Os conselheiros também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência”, conclui o prefeito.

Os conselheiros eleitos para atuarem na Gestão 2016/2019, são: Dionai Pereira Bueno de Souza (Presidente), Maria Aparecida da Silva Ferreira, Adriana Thomé, Ivone Brandão Miranda e Cleiton Caetano. 

Publicado em 17/07/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA

2017 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000