>> Frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família em Dom Aquino é de 92,12%


Em Dom Aquino, das 698 crianças beneficiárias do Bolsa Família, 643 alcançaram 92,12% da Taxa da Frequência Escolar (Tafe), segundo divulgou o portal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O ótimo percentual é resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social/ Cras e Secretaria de Educação.

Em carta parabenizando a Administração Municipal pelo índice relevante alcançado, a coordenadora estadual do PBF na Educação, Maria Rosa de Moraes, reforçou que o fato do município conseguir atingir a Meta da Frequência Escolar Acima de 75% implica no fortalecimento da gestão do Bolsa Família.

De acordo com a coordenadora municipal da frequência escolar, Maria aparecida Ferreira, uma das condicionalidades para receber o Bolsa Família é a comprovação da frequência escolar através de um trabalho em conjunto com as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Secretaria de Educação.

“O percentual mínimo é de 85% de frequência para quem tem entre 6 e 15 anos e 75% para jovens de 16 e 17 anos. Esse monitoramento é contínuo, sendo um dos compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público com objetivo de garantir o acesso também aos serviços de saúde e educação”, explica.

Para a secretária de Educação, Telma Bogucheski, esses bons resultados se deve ao pedido do prefeito Josair Lopes, que solicitou que todos trabalhem juntos. “Os dados demonstram que estamos no caminho certo com a união de todos os segmentos as ações são sempre positivas” conclui a secretária.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Barbara Coutinho, em Dom Aquino 1.544 estão inseridos no Cadastro Único (CadÚnico), deste montante 720 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Com uma população estimada, segundo o último senso, de 8.171 habitantes, o total de beneficiado corresponde a 23,50%. O valor mensal transferido é de R$ 156.899,00 mil, sendo que o valor médio recebido por cada família é de R$ 217,92.

Já na questão do acompanhamento da área da saúde às famílias beneficiadas pelo PBF, das 571 com o perfil recomendado pelo MDS, 439 são acompanhadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, a Taxa de Acompanhamento de Agenda de Saúde (TAAS) é de 76,88%, dentro da média nacional. 

 

Publicado em 11/11/2017

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMDA

2017 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Dom Aquino - Mato Grosso - CEP: 78830-000